Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo. O treinador argentino, que foi campeão da CONMEBOL Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano pela LDU de Quito, na última temporada, assinou contrato até 31 de dezembro de 2025.
Opinião:
Acompanhei alguns jogos do Zubeldía, principalmente no LDU, tecnicamente ele é um cara que gosta de trabalhar bem as pontas, já até imagino um pouco ele usando mais Ferreirinha, Erick, Lucas, Calleri, Bobadilla, com James no meio. Inquestionavelmente ele é um técnico que gosta de trabalhar bem os jogadores mais rápidos em campo, com uma marcação agressiva durante o jogo, evitando um ataque preciso do adversário, sempre buscando o gol.
Eu gosto dessa tática, porque você coloca o time sempre em busca de resultado e não deixa ele tão retranqueiro, com passes pra frente, profundidade e também colocando o meia como um cara estratégico sempre buscando os pontas, que são posições ocupadas por jogadores mais rápidos. Ele é mais uma aposta do São Paulo, eu gosto de técnicos estrangeiros, porque eles sempre vem com uma cabeça diferente, desafiando os jogadores a serem agressivos por resultados em campo e eu acho que é isso que o São Paulo precisa no momento, um técnico ponta firme que tire o elenco do conforto, fazendo com que o time não seja coadjuvante, mas sim protagonista em campo.
O treinador iniciará o seu trabalho no CT da Barra Funda na próxima semana. Neste domingo (21), ele deve ir ao estádio Antônio Accioly para acompanhar das tribunas o duelo entre São Paulo e Atlético-GO pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Ao lado do técnico, também chegam ao clube os assistentes Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, o preparador físico Lucas Vivas e o analista Carlos Burbano.
CARREIRA
Luis Francisco Zubeldía começou a sua carreira como treinador no Lanús (ARG), clube que defendeu como jogador antes de sofrer uma grave lesão no joelho que o fez abandonar os gramados com apenas 23 anos.
Em 2008, após um período como auxiliar, Zubeldía assumiu o comando do time com apenas 27 anos de idade e se tornou o treinador mais jovem na história da primeira divisão do futebol argentino.
Após duas temporadas no clube de Buenos Aires, o comandante acumulou passagens por Barcelona de Guayaquil, do Equador, e Racing, da Argentina, antes de chegar ao Equador para dirigir a LDU.
Pela equipe de Quito, foi vice-campeão do Campeonato Equatoriano após liderar a primeira fase – com apenas uma derrota em 22 jogos – e conquistou a vaga para disputar CONMEBOL Libertadores.
Em 2015, o técnico chegou ao Santos Laguna, do México, e foi semifinalista da Copa dos Campeões da CONCACAF. De lá, foi para o Independiente Medellín, onde foi vice-campeão da Copa da Colômbia de 2017.
O treinador também comandou o Alavés (2017), da Espanha, e o Cerro Porteño (2018), do Paraguai, antes de retornar ao Lanús: foram três temporadas pelo clube e o vice-campeonato da CONMEBOL Sul-Americana de 2020.
Então, em 2022, Zubeldía voltou para a LDU para dirigir a equipe nas vitoriosas campanhas da CONMEBOL Sul-Americana (2023) e do Campeonato Equatoriano (2023). Em 46 partidas na última temporada, foram 25 vitórias, 15 empates e apenas seis derrotas.